Podemos entender o processo de globalização da economia como fonte de oportunidades e ameaças. Oportunidade, pois basta observarmos o comportamento do consumidor contemporâneo para deduzirmos o quanto estamos conectados com o resto do mundo. Basta acessar a internet para localizarmos o que quer que seja, produto, serviço, informação e tudo o mais. Podemos dizer mesmo que a globalização seria uma “tendência de consumo”, já que a informação se torna cada vez mais disponível. Os consumidores têm informação em tempo real sobre produtos, serviços e fornecedores. Pode-se fazer contato quase instantaneamente, e com isso comparar condições de fornecimento nos mais diversos níveis, de qualidade, preço, entrega etc.
O consumidor, seja pessoa física ou empresa, não está mais refém do fornecedor próximo, e tem como escolher fornecedores nas mais diversas partes do mundo. Ao mesmo tempo podemos vender nossos produtos para países distantes e fazermos contato para realizar nossas compras nos mais diversos lugares, já que os meios de comunicação, transporte, pagamentos, enfim, os meios de compra, estão cada vez mais disponíveis. Isto abre um amplo leque de possibilidades, e pode trazer nossas oportunidades de negócios para níveis de competitividade cada vez maiores. Podemos sim comprar praticamente de qualquer lugar do mundo. Porém, nossos consumidores também. Logicamente a concorrência aumenta, bem como a necessidade de aprimorar cada vez mais os processos e as formas de planejamento para que as escolhas sejam as melhores possíveis, e os resultados também. Talvez a questão da internacionalização como tendência nem deva ser discutida, mas sim como sobreviver nesta era da comunicação global.
A internacionalização pode ocorrer em vários níveis. Existem vários caminhos que podem ser escolhidos. Tudo irá depender das conexões que conseguirmos estabelecer, e do negócio que conseguirmos desenvolver. Daí a importância de estabelecermos um planejamento estratégico, concretizado em um plano de negócios, que nos mostre os melhores caminhos e opções. Qualquer negócio iniciado sem planejamento representa um grande risco. Planejado corretamente aumentam as chances de sucesso. O planejamento pode indicar mudanças de rumos e alternativas. Mas de toda forma sempre deve ser desenvolvido com maior precisão possível.
Mauricio Golfette – novembro 02