Para empresas que irão revender produtos no mercado nacional ou mesmo para aquelas que irão importar produtos para incorporação ao ativo fixo (máquinas e equipamentos), ou então aquelas que importarão produtos para complementação de suas linhas de produtos ou insumos e matérias-primas, é importante a elaboração de uma planilha de custos, cuja finalidade principal é fornecer uma estimativa do valor de entrada dos produtos importados. A partir desta estimativa é que a empresa importadora formará seu custo de produto e poderá elaborar seu preço de venda (revenda) do produto importado. Se for o caso de importação de bens de capital (maquinas e equipamentos), então a empresa deverá fazer a estimativa para saber o valor previsto para o investimento a ser realizado. Poderá com isso, em qualquer situação, elaborar um fluxo de caixa, visualizar as despesas previstas e até mesmo prever a negociação dos valores com os prestadores de serviço, pois terá uma base para comparação.
A pesquisa, elaboração e acompanhamento dos dados desta planilha é um fator chave para administração dos custos e do próprio processo de importação, pois estabelece os parâmetros sobre os quais trabalharemos o processo. O despachante aduaneiro é um profissional que pode auxiliar na elaboração desta planilha, que deve conter os seguintes elementos:
Valor da Mercadoria ou Valor Aduaneiro:
Despesas Financeiras:
Despesas Logísticas:
Despesas com Tributos e Taxas Obrigatórias
Outras despesas relacionadas aos processos de importação
O custo final é o somatório de todos os itens. Este custo previsto serve como referencial ao importador e deve ser comparado com o custo final realizado, mediante a prestação de contas que o despachante aduaneiro deve enviar ao importador. Lembre-se de que o sucesso da operação depende muito da correta formação do “lote econômico” das quantidades de produtos que irá importar, inclusive para determinar o número de embarques. A formação do preço de venda (ou revenda) dos produtos importados depende do correto cálculo do custo de importação, pois sobre este incidirão os custos internos e margem de contribuição A escolha do regime jurídico de apuração de lucro tem grande impacto, pois os eventuais créditos tributários podem reduzir os custos. Mas isto também depende de uma boa e precisa projeção dos valores com os quais a empresa pretende trabalhar ao longo de determinado período.
Caso deseje receber um modelo de planilha de previsão e controle de custos com a importação, mande um e-mail para eventos@gruponfg.com.br e receba gratuitamente o arquivo para seu uso.
Autor: Mauricio Golfette – nov/2018