Palestras e Seminários presenciais ou remotos:

Temas:

1) Básico de Exportação – 2 horas

Informações necessárias e relevantes para quem exportou esporadicamente ou nunca exportou. Também serve para sensibilizar empresas ou grupos de empresas para projetos setoriais. Desmistifica o processo, linguagem adequada para micro e pequenas empresas, com vários exemplos e customizado conforme perfil do grupo.

2) Básico de importação – 02 horas

Informações básicas para quem nunca importou ou com pouca experiência em importação, tem linguagem adequada para micro e pequenas empresas.

3) Couching em Exportação  ou importação – 12 horas

Consultor especialista acompanha e dá suporte para as atividades iniciais de empresa interessada em exportar ou importar.

Planejamento  e elementos do Processo de Exportação/Importação

    • Elementos do processo de comércio exterior  – elaboração da POLÍTICA COMERCIAL INTERNACIONAL
    • Aspectos Operacionais (Burocráticos) e Alfandegários do Comércio Exterior
    • Preparação básica para Feiras, Rodadas e Missões de Negócios
    • Técnicas de Negociação e Peculiaridades da Negociação Internacional 

4)  Como participar de rodadas e reuniões de negócio internacionais – 6 horas

Palestra ou consultoria para empresa ou grupo de empresas que irão participar de rodadas ou encontros de negócio internacionais.

    • Contextualização
    • Análise da empresa
    • Análise do mercado
    • Definição da política de exportação
    • Escolha de mercados
    • Tipos de rodada de negócios
    • Preparação
    • Material de apoio
    • Negociação
    • Pós rodada
    • Erros mais comuns

5)  Simulação de negociações internacionais  – 6 horas

Preparação para negociação com compradores internacionais.

    • Formas de internacionalização
    • Análise da prontidão exportadora
    • Abordagem cultural – Escola de Uppsala – modelo clássico de Hofsetede
    • Preparação para negociação – pontos chaves para o sucesso
    • Simulação de negociações em diversas culturas

6) Participação em feiras e eventos internacionais  – 8 horas

Preparação e organização da empresa e equipe para participar e melhorar os resultados em feiras e eventos internacionais.

    • Contextualização
    • Análise da prontidão exportadora
    • Pesquisa de mercado
    • Definição de mercados alvos
    • Adequação do produto
    • Escolha do evento
    • Preparação pré feira, durante e pós feira
    • Material de apoio
    • Erros mais comuns

7) Consórcios de exportação – 4 horas

Workshop  de sensibilização e detalhamento do conceito de CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO.

    • Histórico no Brasil e Mundo
    • Consórcio de produção x consórcio de vendas
    • Estruturação
    • Organização
    • Gerenciamento
    • Divisão de atribuições
    • Forma jurídica
    • Plano de ação
    • acompanhamento

 8)  Empresa Importadora – Planejamento , gestão e controle 

              Como criar e organizar sua empresa importadora  – 8 horas

      • Porquê importar – o que a importação pode fazer pelo seu negócio ou como a importação pode se tornar um bom negócio.
      • Por que o ambiente atual é propício para a importação – Rápido panorama do comércio exterior para as empresas.
      • Vantagens e dificuldades para importar.
      • Definindo metas e objetivos.
      • Criando um plano de negócios para importação.
      • Conhecendo dos principais elementos do comércio exterior –Normas, Leis, Procedimentos e Regras Nacionais e Internacionais
      • Importação Simplificada x Importação Normal – Limitações e Vantagens.
      • Requisitos legais para abertura de empresas importadoras.
      • Formas de constituição e organização de empresas importadoras.
      • Credenciamento junto à RFB – RADAR e Siscomex
      • Controle de Agencias e Entidades Governamentais

             Como dirigir uma empresa importadora – 8 horas

      • Formas de importação: própria, por Conta e Ordem e Encomenda. Aspectos legais e fiscais.
      • Escolhendo prestadores de serviços – os segmentos e dicas para escolhê-los.
      • Controle das operações de importação – Fluxo dos processos e formas de controle.
      • Planilhas e outras formas de cálculo e previsões de despesas – Principais elementos de custos nas importações.
      • Pagamentos aos fornecedores – Formas de pagamentos e garantias de entrega de produtos
      • Como Ganhar com Importação para terceiros.
      • Uso de Informações e Dados Estatísticos.
      • Procura de fornecedores.
      •  Feiras Internacionais para Compradores.
      •  Fatores Críticos de Sucesso Revenda de Produtos Importados.
      •  Casos especiais de importação – produtos usados, leasing, aluguel, drawback, etc.

9) DESENVOLVIMENTO DE TREINAMENTOS EM OUTROS TEMAS EM COMÉRCIO EXTERIOR, CONFORME DEMANDA DO CLIENTE.