Para levantarmos quanto se pagará de impostos e exigências necessárias para importar um produto, precisamos saber o seu NCM.
O NCM é baseado no Sistema Harmonizado, nomenclatura aduaneira internacional, desenvolvida e mantida pela OMA (Organização Mundial das Alfândegas), é composta por 08 números e a correta classificação do produto é fundamental em qualquer operação de importação.
Em caso de dúvidas na classificação, procure um especialista ou, se a dúvida, ainda persistir você poderá consultar diretamente a Receita Federal, no site deles, existe um roteiro para fazer essa consulta (http://receita.economia.gov.br/orientacao/aduaneira/classificacao-fiscal-de-mercadorias/consultas)
Produtos com classificação errada acarretarão multas e muita dor de cabeça para o importador. Existem critérios de classificação bem objetivos, mas se as dúvidas persistirem, peça ajuda para um especialista.
No site da Receita Federal você poderá consultar os impostos de importação e exigências através do Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações, de forma gratuita e sem necessidade de senhas (http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/)
Grupo NFG
07 março 2019